
Novena 2023
A novena em honra a Nossa Senhora Aparecida iniciou no Santuário Astorga, no ano 2007, logo após a chegada do pároco Padre Sidney Drozino. Ele veio para o município em março, e em outubro, aconteceu a festa com os nove dias da novena. Isso porque, tínhamos o título de Santuário Nossa Senhora Aparecida, o segundo maior, devia ser honrado.
Imagem: acervo do Santuário Astorga
Ao longo desses anos, já aconteceram no Santuário, quinze novenas em honra a Nossa Senhora Aparecida, e neste ano de 2023, foi realizada a 16º. A festa iniciou no dia 02/10, às 20h, com a missa solene de abertura e troca do manto de Nossa Senhora, nos dias seguintes, até o dia 11/10, quarta-feira, sucedeu os nove dias de novena, cada equipe e movimento, juntamente com o Santuário, foi responsável por ajudar em um dia, com a acolhida, venda das rosas, entronização da imagem e lembranças de devoção, como: óleo, água, sal, terço dezena, fitinha Santuário Astorga, incenso, chá, vela e medalha de Nossa Senhora Aparecida. Muitos desses objetos devocionais são usados pelos fiéis quando sentem necessidade ou “usam” até mesmo sem saber, e relataram graças alcançadas, como é o testemunho da Carol com a família, bem como, o da Deborah com o filho, ou o do Joel com a filha. Esses três relatos e outros, você pode acompanhar por completo, na aba “testemunhos”.
E isso ocorre desde o primeiro ano de novena, colocando o “amar e servir” em prática, além de oferecerem o seu algo a mais à Nossa Mãe Aparecida, tornando cada momento ainda mais especial para os mais de 20 mil devotos que passaram pelo Santuário Astorga durante todos os dias de festa, sendo ou não do município.
Santuário Astorga: Devoção e Graça
Nesta 16º novena, o Santuário Astorga inaugurou o mural do devoto, onde cada pessoa durante os dias de novena, pôde escrever o nome e até mesmo deixar um recado.
Outra novidade é a sala das graças provisória que o Santuário montou neste ano durante a novena, deixando exposto os objetos e fotos que já receberam dos devotos. O desejo do Padre Sidney é construir uma sala das graças no Santuário. Porém, a prioridade são as reformas que estão acontecendo, mas em breve, a sala das graças será construída.
Claudio Cione, de 64 anos, vindo de Maringá, Paraná, esteve no Santuário Astorga no dia 12 de outubro com a esposa para pedir a intercessão de Nossa Senhora Aparecida por mais uma cirurgia nos olhos que ela realizará no fim do mês. Porém, vieram também, agradecer e depositar na sala das graças uma imagem de Santa Luzia, protetora dos olhos, pois ele relatou que a esposa tem a visão comprometida e já passou por mais de oito cirurgias nos olhos, mas sempre com muita devoção, pede à Mãe Aparecida por sua visão.
Caminhada dos Devotos: Santuário Astorga
Para este ano de 2023, no feriado da Padroeira, em 12 de outubro, foi realizada pelo Santuário Astorga a primeira caminhada do devoto, com mais de 500 fiéis. Os devotos astorguenses percorreram cerca de 13 quilômetros, saindo às 4h da manhã da antiga Capela São Benedito (sítio) passando pela Capela de Santa Rita (sítio) indo para a cidade e chegando no Santuário por volta de 8h30 da manhã, participando da Santa Missa às 9:15 com o Bispo diocesano, Dom Carlos.
Quem teve essa iniciativa junto ao Santuário foi a Norma Lopes. Ela e algumas mulheres ficaram à frente para a organização e toda a logística da caminhada. Norma explicou que nos outros anos, unida a mais algumas pessoas da comunidade, eles faziam essa peregrinação até o Santuário Astorga em honra à Nossa Senhora Aparecida, juntamente aos devotos do município de Pitangueiras - PR. Saíam da Paróquia Santo Antônio, em Pitangueiras, e caminhavam até o Santuário Nossa Senhora Aparecida em Astorga, por uma via de terra, que fora a rodovia, essa estrada também liga um município ao outro.
Mas, ela contou que em oração alguns meses antes da novena acontecer, sentiu a moção do Espírito, que havia de ter uma caminhada dos devotos do Santuário Astorga. Ela partilhou a ideia da caminhada com o Padre Sidney, que prontamente autorizou e apoiou a iniciativa. E assim, a divulgação da caminhada começou, eles receberam mais de 550 inscrições. A devota completou dizendo que não imaginava esse tanto de pessoas, que foi um momento extremamente emocionante e para muitos, de superação por conta do físico, e dos km 's percorridos.
Imagem: acervo do Santuário Astorga
Um exemplo disso, é o Leandro Trinetti, de 35 anos, que percorreu os 13 quilômetros em agradecimento pela vida dele, diante de tudo o que passou no ano de 2021, quando contraiu a covid-19. Ficando 90 dias no hospital, desses, 75 dias entubado na UTI. Não tendo perspectiva de vida por parte dos médicos.
Porém, como sabemos, os planos de Deus e Nossa Senhora são outros, concedendo este milagre na vida de Leandro, que está muito bem hoje em dia. Inclusive, ele relatou que durante a caminhada, sentiu em seu coração que devia entregar no altar de Nossa Senhora Aparecida a órtese que estava usando em sua perna direita para conseguir andar, bem como a bengala que usou para se apoiar quando retomou a andar.
Vídeo cedido por: Matheus Moreira
O Santuário ainda recebeu muitos devotos dos municípios da região, como de Arapongas, Apucarana, Maringá, Sarandi, Sabáudia, Pitangueiras e Paranavaí. Vindos em peregrinação caminhando, de bicicleta, a cavalo e em ônibus. Para os acolher foi preparado um grandioso café da manhã e um excelente apoio médico.
Marysia Aparecida de Almeida, 56 anos, peregrina do município de Pitangueiras-Pr, testemunhou que é devota de Nossa Senhora Aparecida desde que se conhece por gente, pois quando nasceu, os médicos não deram perspectiva de vida para ela. Então, sua tia fez uma promessa: se ela sobrevivesse teria “Aparecida” no nome, com a graça de Deus e a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, sobreviveu para testemunhar a vida. A devota ainda contou, que além disso, estava na caminhada para agradecer pela vida do filho.
Eu vi meu filho morrendo nos meus braços (...) ele teve uma convulsão por causa da bebida (...) E eu me agarrei ainda mais a Nossa Senhora Aparecida, e pedi que Ela salvasse a vida do meu filho e Ela salvou, por isso eu estou aqui hoje, cumprindo minha promessa.”
Marysia Aparecida de Almeida
devota de Nossa Senhora Aparecida
Outro devoto, é o Luiz Pereira Junior, 36 anos, vindo em peregrinação de bicicleta do município de Apucarana-Pr, até o Santuário Astorga, relatou que em 2022 também esteve presente no Santuário em peregrinação com alguns familiares. E que na peregrinação deste ano foi para agradecer a graça alcançada.
A gente vem no objetivo de agradecer a todo livramento que Ela nos proporciona (...) Chega aqui emocionado de conseguir concluir (...) a gente sofre um pouquinho, mas o sofrimento vale a pena.”
A maioria dos peregrinos, chegaram no amanhecer do dia, participaram das missas que foram celebradas nos horários da manhã: 6h45, 8h, 9h15 e 10h30. Prestigiaram o delicioso almoço no salão paroquial em prol do Santuário, retornando para casa. E ainda, no início da tarde, houve a queima de fogos em honra a Nossa Senhora Aparecida, que ocorreu ao meio-dia.
Ainda na solenidade do dia 12 de outubro, mais missas foram celebradas. A de 12h15 foi especialmente para as crianças com a consagração dos pequenos a Nossa Senhora Aparecida. Na porta da Igreja, alguns jovens pertencentes ao movimento jovem do Santuário entregaram balas e pirulitos a todas as crianças que estavam presentes.
No decorrer do dia, ainda tiveram mais três celebrações, duas à tarde 15h e 17h e uma à noite às 19h, sendo a missa solene de encerramento. Após a celebração presidida pelo Pároco Sidney, antes da bênção final, aconteceu a descida da imagem de Nossa Senhora Aparecida com procissão pelas ruas de Astorga. Durante o percurso foi meditado os primeiros milagres da Santa. Ao retornarem para o Santuário ainda do lado de fora, houve um momento muito especial: a queima de fogos. Em seguida, os fiéis entraram na Igreja para o momento de oração diante da imagem, a consagração à Nossa Mãe Aparecida, bênção dos objetos, rosas e a bênção final.
Fechando com chave de ouro esses onze dias de muita benção e alegria vividos por toda a comunidade e peregrinos. A organização do Santuário estima que mais de 20 mil pessoas passaram pelo Santuário Astorga, em todos os dias de novena dedicada à Nossa Senhora Aparecida.